ABNT lança norma para incentivar a inovação tecnológica na construção habitacional

Documento prevê orientações quanto a projeto, execução, recebimento em obra e manutenção de sistema de vedação vertical interna e externa, sem função estrutural

Por Conexão Construção 01/11/2022 - 18:06 hs
Foto: Karim Kahn/Fiesp
ABNT lança norma para incentivar a inovação tecnológica na construção habitacional
Evento de lançamento da ABNT NBR 17073 ocorreu no dia 28 de outubro, na Fiesp

A Associação Brasileira de Normas Técnicas -- ABNT acaba de lançar norma que irá incentivar a inovação tecnológica e competitividade do setor da construção civil, em especial na habitação de interesse social.

O lançamento da Norma Brasileira ABNT NBR 17073 Sistema de vedação vertical interna e externa de edificações com painel leve modular ocorreu na última sexta-feira (28/10), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).  Participaram da cerimônia, o presidente da ABNT, Mário William Esper, o Secretário Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alfredo Eduardo dos Santo e diretor titular do Departamento da Indústria da Construção e Mineração (Deconcic) da FIESP, Ronaldo Cury.

O documento prevê orientações quanto a projeto, execução, recebimento em obra e manutenção de sistema de vedação vertical interna e externa, sem função estrutural, com painéis pré-fabricados de chapas cimentícias e núcleo de cimento Portland e EPS. A norma foi desenvolvida atendendo ao Acordo de Cooperação Técnica celebrado em 2021, entre a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, ABNT e FIESP. “O objetivo é incentivar a inovação tecnológica na execução de empreendimentos habitacionais no âmbito do Governo Federal, de forma a estimular o processo de industrialização da cadeia da construção civil, bem como contribuir para o acesso de usuários de unidades habitacionais a edificações seguras, adequadas, sustentáveis e a preço acessível”, explica o presidente da ABNT, Mario William Esper. 
O acordo prevê ainda a criação e revisão de outras normas técnicas voltadas ao segmento visando auxiliar a aprimorar o atendimento à sociedade. 
A normas também pode ser adquirida no serviço ABNT Catálogo, por meio do link: https://www.abntcatalogo.com.br/